Assim como no mês de fevereiro, as cores laranja e roxa hoje ganham destaque no meu post  para lembrar sobre a importância da conscientização sobre a leucemia na minha família. As campanhas do mês passado falaram sobre a doença, fatores de risco, diagnóstico e tratamento, mas eu vou me ater à importância da doação de medula óssea.

Duas coisas interferem nesse processo, a primeira é que encontrar um doador é difícil. A chance de se encontrar um doador compatível na população geral  é de 1 a cada 100 mil habitantes. Essa busca é realizada por meio de uma consulta ao Banco de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

A segunda, e mais impactante, é o desconhecimento sobre o processo de doação, que é seguro para o doador. Quando há compatibilidade, a pessoa é chamada para exames de forma a comprovar que seu bom estado de saúde.

Infelizmente, há um mito de que doar a medula pode deixar uma pessoa paraplégica. Isso não vai acontecer! A medula óssea não é a mesma coisa que medula espinhal. A medula óssea é um tecido líquido gelatinoso em que acontece a produção de células sanguíneas e fica dentro de alguns grandes ossos. Já a medula espinhal faz parte do sistema nervoso central e fica dentro da coluna vertebral.

Para saber mais sobre a doação de medula óssea e qual os requisitos para se tornar doador acesse

#leucemia #medulaossea #medula #doacao

Edvaldo Guimrães Filho Avatar

Published by

Leave a comment