Introdução ao Application Lifecycle Management (ALM) com Microsoft Power Platform
O que é ALM?
Application Lifecycle Management (ALM) é o gerenciamento do ciclo de vida de aplicações, abrangendo governança, desenvolvimento e manutenção. No contexto do Microsoft Power Platform, o ALM inclui disciplinas como gerenciamento de requisitos, arquitetura de software, desenvolvimento, testes, manutenção, gerenciamento de mudanças, suporte, integração contínua, gerenciamento de projetos, implantação, gerenciamento de versões e governança1.
Principais Áreas do ALM
- Governança:
- Desenvolvimento de Aplicações:
- Descrição: Envolve a identificação de problemas atuais, planejamento, design, construção e testes da aplicação, além de melhorias contínuas. Inclui papéis tradicionais de desenvolvedores e criadores de aplicativos1.
- Manutenção:
- Descrição: Abrange a implantação da aplicação e a manutenção de tecnologias opcionais e dependentes. O ciclo de vida da aplicação é um processo de desenvolvimento de software cíclico que envolve planejamento, rastreamento, desenvolvimento, construção e testes, implantação, operação, monitoramento e aprendizado1.
ALM no Power Platform
O Microsoft Power Platform oferece ferramentas e recursos para implementar o ALM de forma eficaz, utilizando Power Apps, Power Automate, Power Pages, Microsoft Copilot Studio e Microsoft Dataverse. Para utilizar os recursos de ALM disponíveis, todos os ambientes que participam do ALM devem incluir um banco de dados do Dataverse1.
Componentes e Soluções
- Soluções: São o mecanismo para implementar o ALM; você as utiliza para distribuir componentes entre ambientes por meio de exportação e importação.
- Componentes: Representam artefatos usados em sua aplicação e algo que você pode personalizar. Qualquer coisa que possa ser incluída em uma solução é um componente, como tabelas, colunas, aplicativos canvas e model-driven, fluxos do Power Automate, chatbots, gráficos e plug-ins1.
Ferramentas e Práticas de ALM
- Power Platform Build Tools para Azure DevOps:
- GitHub Actions para Power Platform:
- ALM Accelerator:
Exemplos de Aplicação
- Empresas de Tecnologia:
- Instituições Financeiras:
- Organizações de Saúde:
Casos de Sucesso
- Heathrow Airport:
- Desafio: Necessidade de gerenciar identidades e acessos de forma segura e eficiente.
- Solução: Implementação do ALM no Power Platform para autenticação e gerenciamento de acesso, melhorando a segurança e a eficiência operacional1.
- Grundfos:
- Desafio: Garantir a conformidade com regulamentos de proteção de dados.
- Solução: Uso do ALM no Power Platform para descobrir e classificar dados sensíveis, garantindo conformidade e segurança1.
- Illimity:
- Desafio: Gerenciamento de riscos e conformidade em um banco digital.
- Solução: Implementação das ferramentas de eDiscovery e Compliance Manager do ALM no Power Platform para monitorar e proteger dados sensíveis1.
O Application Lifecycle Management (ALM) com Microsoft Power Platform oferece uma abordagem robusta e eficiente para gerenciar o ciclo de vida de aplicações. Com ferramentas modernas e práticas recomendadas, as organizações podem garantir que suas aplicações sejam desenvolvidas, testadas, implantadas e mantidas de forma segura e conforme os regulamentos.
Links para Saber Mais
- Overview of Application Lifecycle Management with Microsoft Power Platform
- Get started with ALM in Power Platform
- Power Platform Build Tools for Azure DevOps
- GitHub Actions for Power Platform
- Power Platform Center of Excellence (CoE) Kit
1: Overview of Application Lifecycle Management with Microsoft Power Platform 2: Application Lifecycle Management (ALM) with Microsoft Power Platform

Leave a comment